6 de dez. de 2007

A polêmica do novo logo da Vale

Recentemente a Companhia Vale do Rio Doce inaugurou sua nova identidade visual corporativa. No entanto, surgiu uma suspeita de violação de direitos autorais, pelo fato do novo símbolo da Vale ser muito parecido com de uma empresa calçadista chamada Vitelli.

Por que a Vale não precisa se preocupar com acusações de plágio, infração de direitos autorais, etc?

Simples.

Eu até posso ter 2 símbolos iguais, de 2 empresas diferentes, e isso não significa necessariamente um problema por várias razões:

  • SIGNIFICADO É INDIVIDUAL. Posso ter 2 símbolos iguais, mas se forem vistos por 2 pessoas diferentes, vou ter 2 significados diferentes.
  • SIGNIFICADO DEPENDE DE CONTEXTO. O significado não é dado pelo desenho isolado e sim pelo desenho em relação ao contexto total. Esse mesmo desenho da letra V estilizada, usado num sapato ou num site de mineradora recebem significados que se transformam.
  • SIGNIFICADO DEPENDE DE CULTURA. O que REALMENTE define o modo como um desenho ou símbolo gráfico adquire significado depende do público-alvo, da sua cultura, da sua expectativa emocional, do repertório de símbolos conhecido, das mensagens enviadas em paralelo na comunicação etc.
  • DESENHO NÃO É SISTEMA DE IDENTIDADE. O que a Vitelli tem é um desenho. O que a Vale tem é um Sistema de Identidade e são coisas BEM DIFERENTES. Uma empresa que depende de um único símbolo como manifestação da sua identidade tem um problema. A Vale fez certo, na medida em que seu Sistema de Identidade contempla um nome contextualizado, um geotipo (símbolo geométrico), um logotipo, uma família tipográfica personalizada, grafismos de apoio (as curvas e formas geométricas sinuosas que são usadas além do geotipo+logotipo), etc. Embora aparentemente simples, o grau de complexidade do sistema de identidade da Vale é muito superior ao da Vitelli, que não tem Sistema de Identidade do mesmo nível.
  • CONTEXTO COMUNICACIONAL É DIFERENTE. A Vitelli e a Vale tem tamanhos diferentes, verbas de comunicação diferentes, abordagem comunicacional diferente, contexto diferente, públicos de tamanhos diferentes, de modo que o efeito PRÁTICO da similaridade é irrelevante.
  • BRAND EQUITY É DIFERENTE. O objetivo da proteção legal dos elementos de marca (nome, logotipo, geotipo, etc) é evitar que uma empresa se beneficie indevidamente do brand equity de outra, obtendo benefício financeiro a partir do capital alheio. No caso da Vale, é ridículo imaginar que a 31ª maior empresa DO MUNDO (à frente da IBM, por exemplo) queira se beneficiar do brand equity da Vitelli, empresa que quase ninguém conhece ou tinha ouvido falar (ou seja, com brand equity inócuo). Por falar nisso, a Vitelli está sendo mais beneficiada então, com essa polêmica, pois ao menos agora os designers podem se interessar em comprar seus calçados, já que ela ficou famosa.